Notícias

Vacinação gratuita contra HPV
15/08/2012

 

Isabella Rangel


 


De autoria da deputada Beth Sahão (PT), o Projeto de Lei 217/2012 dispõe sobre a obrigatoriedade de a Secretaria Estadual da Saúde de vacinar, gratuitamente, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), as mulheres que necessitem da imunização.


O projeto determina também que a Secretaria Estadual da Saúde deverá promover, através dos meios de comunicação, campanhas de esclarecimento à população sobre a contaminação do vírus e suas formas de transmissão e prevenção.


Na propositura, Beth Sahão justifica que apenas mulheres que têm condições de pagar uma clínica particular têm acesso à vacina, que, segundo a parlamentar, tem custo alto. A deputada esclarece que o HPV é responsável por vários problemas de saúde. Segundo Beth Sahão, as variantes do vírus de maior risco provocam câncer de colo uterino, que é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. “A vacina recombinante quadrivalente previne o câncer de colo de útero e outros tipos de lesões causadas pelo HPV”, explica. A vacina é indicada para mulheres e meninas dos nove aos vinte e seis anos e é realizada por prescrição médica em três doses.


 


Fonte: DOE, Poder Legislativo, 15/08/2012, p. 9