Notícias

Lei que determina desfibrilador em locais de grande concentração de público aguarda regulamentação
23/08/2012

 

23/08/2012 09:11


 Da assessoria do deputado Baleia Rossi


 


Baleia Rossi, presidente estadual do PMDB, encaminhou esta semana ofício ao governador Geraldo Alckmin. O parlamentar solicita a regulamentação da lei que determina a instalação de desfibriladores em locais com grande concentração de público.


O projeto de Baleia Rossi foi sancionado e transformado na Lei 12.736, de 10/ 2007, mas falta a regulamentação. "É uma lei de extrema importância para o Estado. Trata-se de uma iniciativa que comprovadamente salva vidas", comenta Baleia Rossi.


Pela Lei, lembra o deputado, em locais como shoppings, aeroportos, estádios de futebol, centros de compras, rodoviárias, feiras de exposições e outros eventos, será obrigatória a presença do aparelho.


Embasado em dados e relato de especialistas, Baleia Rossi, adverte para a importância da regulamentação: estudos mostram que o uso do aparelho nos primeiros minutos aumenta em 75% a chance de sobrevida de uma vítima de morte súbita, mal que pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade e condição física. Após o ataque, se a pessoa não for atendida em cinco minutos, as chances de sobrevida da vítima diminuem em 50%. Se nada for feito em 10 minutos, torna-se quase impossível salvar a vida desta pessoa.


Segundo dados do Sistema Único de Saúde, esta é a maior causa de mortalidade no Brasil. Atinge 160 mil pessoas por ano.


baleiarossi@al.sp.gov.br


 Fonte: Alesp/Notícias