Notícias

Especialistas anunciam nova versão da 'Mona Lisa' na Suíça
27/09/2012

 

Leonardo da Vinci teria pintado o quadro antes da tela famosa

 

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma "Mona Lisa" cerca de dez mais jovem do que a famosa Gioconda de Leonardo da Vinci será apresentada à imprensa hoje em Genebra.


Especialistas no quadro sugerem que a tela seria, na verdade, uma versão anterior da tela famosa, também pintada pelo mestre renascentista.


"Investigamos a pintura por todos os ângulos relevantes e toda a informação acumulada indica que esta seja uma versão anterior da Gioconda do Louvre", diz o historiador Stanley Feldman, da Fundação Mona Lisa.


A tela que está hoje na Suíça foi descoberta em 1913 no Reino Unido e ficou até 1936 num subúrbio londrino, sendo apelidada por isso de "Mona Lisa de Isleworth".


Embora sua existência não seja um fato novo, o que os pesquisadores tentam provar, com cautela, é que se trata de um quadro pintado anteriormente pelo próprio Da Vinci.


A hipótese de que se esteja diante de um quadro desconhecido do mestre é sustentada por historiadores e especialistas como Alessandro Vezzosi e Carlo Pedretti.


No início deste ano, o Museu do Prado, em Madri, anunciou a descoberta de uma segunda versão da tela de Da Vinci em seu acervo.


Estudos divulgados na ocasião provaram se tratar de uma cópia, executada em paralelo à obra original, no ateliê do artista, por um dos discípulos de Da Vinci.


Em julho, arqueólogos em Florença dizem ter encontrado a ossada de Lisa Gherardini, a mulher com sorriso enigmático do quadro.


Fonte: Folha de S.Paulo/Mundo