Notícias

Tarifa de importação vai subir para mais produtos
28/09/2012

 

Novos itens serão definidos no dia 17

 

DO RIO

Em meio a acusações de protecionismo por ter aumentado a tarifa de importação de cem produtos, o governo brasileiro se mobiliza para dobrar os itens dessa lista, o que deverá ser divulgado nos próximos seis meses.


De acordo com o secretário executivo da Camex (Câmara de Comércio Exterior), Emílio Garófalo, os critérios para a escolha dos novos produtos serão definidos no dia 17.


"Provavelmente nós vamos soltar uma resolução pedindo para os setores produtivos que estiverem se sentindo atingidos [pela concorrência externa] dizerem quais são os produtos que devem entrar. Para isso a gente olha os últimos três anos de importação, de consumo interno, o efeito na inflação, na cadeia produtiva", explicou.


Segundo ele, a lista com os primeiros cem produtos que terão a tarifa de importação elevada seria publicada hoje no "Diário Oficial da União". As novas alíquotas passam a valer em 1º de outubro.


O executivo negou que o aumento do número de produtos com alíquotas maiores caracterize protecionismo. Segundo ele, o país cumpre as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio), e, mesmo com a elevação, não atinge o limite de 35%. "A gente pega alíquotas de 12%, 18% e sobe para 25%, ainda tem margem."


(DENISE LUNA)


Fonte: Folha de S.Paulo/Mercado