Notícias

A volta de Rousseau
09/01/2013

 



Por André Luiz Barros | Para o Valor, de São Paulo

Grosrichard: "A democracia na Europa vive um momento em que os chefes de Estado se mostram impopulares e impotentes"

Se Rousseau, um dos artífices mais radicais da democracia moderna e da Revolução Francesa, reaparecesse hoje, daria de cara com multidões enraivecidas ocupando ruas e praças de vários países da Europa. A julgar por seus escritos e reflexões sobre a participação popular, é possível apostar que o pensador aplaudiria aqueles que, na Espanha, na Grécia e em Portugal, reagem vigorosamente à maior crise política e econômica do continente em décadas.

Por outro lado, é igualmente provável que ele logo passasse a se preocupar com os rumos da democracia que ajudou a desenvolver no século XVIII. O crescimento paulatino, mas constante, dos partidos da extrema-direita, como o grego Aurora Dourada, atrairia a atenção e os temores de Rousseau.

Esses dois momentos são uma forma de resumir o que pensa Alain Grosrichard, presidente da Sociedade Jean-Jacques Rousseau, guardiã dos originais do filósofo, em Genebra. Grosrichard tem o privilégio - e a angústia - de analisar a crise europeia pela lente do autor de "O Contrato Social" (1762).

Grosrichard se tornou célebre nos anos 1970 por trabalhos em que, partindo da obra de Rousseau, interrogava até mesmo questões psicanalíticas. Hoje, participa da nova edição das obras completas do filósofo pela tradicional editora francesa Garnier. Essa coleção traz, pela primeira vez, os textos em ordem cronológica. Muitos desses escritos são inéditos, a incluir os de botânica, as partituras e a correspondência. A edição é dirigida por Jacques Berchtold, François Jacob e Yannick Séité e tem colaboração dos brasileiros Luiz Fernando Franklin de Matos e Maria das Graças de Souza, da Universidade de São Paulo (USP), e Maria Constança Pissarra, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

................


Veja íntegra do artigo:

http://www.valor.com.br/cultura/2957210/volta-de-rousseau

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/cultura/2957210/volta-de-rousseau#ixzz2HU8wKx1f