Notícias

Governo prepara plano de segurança para motofretistas e mototaxistas
27/02/2013

 





27/02/2013 10:42
Da assessoria do deputado Ed Thomas
Ed Thomas e representantes de mototaxistas e motofretistas
Ed Thomas (PSB) foi informado pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, que o governo de São Paulo elabora um plano de ação que visa aumentar a segurança dos motofretistas e de toda a população, juntamente com a decisão sobre como será a fiscalização da resolução 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida para todo o país, que pune quem não utiliza equipamentos como antena corta-pipa, protetor de pernas e motor e faixas refletivas no capacete, dentre outros itens de segurança para motos.
Em recente audiência com diversos representantes de motofretistas e mototaxistas, de Prudente e região, o deputado se comprometeu em buscar uma alternativa legal para solucionar dúvidas das duas categorias e estas medidas já estão sendo tomadas. Para incentivar a regularização dos condutores, o governo paulista investiu na oferta de 20 mil vagas gratuitas para cursos especializados de motofretes e mototaxistas. Por meio do Banco do Povo Paulista, disponibilizou para a categoria créditos que podem ser parcelados em até 24 meses a uma taxa de juros de 0,5% ao mês, além do estímulo para que os municípios façam suas leis e trabalhem em conjunto com os Detrans regionais.
"Como outras categorias, eles precisam trabalhar, pagam seus impostos e transportam gente e mercadorias. Nada mais justo do que buscar uma solução também para os problemas que estes trabalhadores enfrentam para exercer suas atividades,", avaliou o parlamentar.

edthomas@al.sp.gov.br