Notícias

Estado lança projeto para incentivar produtos orgânicos
06/03/2013

 





06/03/2013 11:02
Da assessoria do deputado Aldo Demarchi
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
Geraldo Alckmin e Lu Alckmin e deputado Aldo Demarchi no lançamento do projeto
O mercado de produtos orgânicos ganhou um reforço importante do Governo do Estado com o lançamento do Projeto São Paulo Orgânico, em 5/3. Desenvolvido pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, o programa incentiva a agricultura orgânica, reduz insumos químicos e oferece produtos mais seguros e saudáveis. Além disso viabilizará o período de transição do sistema produtivo convencional para o orgânico, propondo inovações tecnológicas que diminuam o uso de insumos químicos. "Hoje estamos dando um passo muito importante pra fortalecer a agricultura orgânica em São Paulo", Geraldo Alckmin.
Para o secretario Bruno Covas, a certificação dos produtos orgânicos vem para "ampliar, proteger, difundir e educar as pessoas para a agricultura orgânica". O teto de financiamento é de até R$ 100 mil por agricultor, pessoa física ou jurídica, e de até R$ 400 mil por cooperativa ou associação de agricultores. O prazo de pagamento é de até 7 anos, inclusa a carência de até 4 anos. O encargo financeiro é de 3% de juros ao ano.
Para o deputado Aldo Demarchi (DEM) a iniciativa é a concretização da lei estadual 12.518, resultante de um projeto seu, que autoriza a instituição do Programa de Incentivo ao Sistema Orgânico de Produção Agropecuária e Industrial. "Queremos otimizar o uso de recursos naturais e sócio-econômicos, respeitando a integridade e oferecendo produtos saudáveis com alto valor nutricional, isentos de contaminantes e em defesa do consumidor, do produtor e do meio ambiente" resumiu o deputado.
ademarchi@al.sp.gov.br