Notícias

1952: Criado o Arquivo Nacional Alemão
04/06/2013

 

1952: Criado o Arquivo Nacional Alemão


No dia 3 de junho de 1952 foi fundado na cidade de Koblenz um arquivo central, onde estão guardados, entre outros, importantes documentos dos tempos do nazismo.



Funcionário do Arquivo Nacional mostra 'Os direitos elementares do povo alemão', de 1848



É enorme a quantidade de documentos guardados no registro nacional da Alemanha, na cidade de Koblenz. Colocadas lado a lado, as estantes do Arquivo Central cobririam uma distância de 250 quilômetros. Na sua inauguração, o arquivo possuía apenas sete funcionários. Hoje em dia, são 260, e mais 580 nas filiais de Aachen, Bayreuth, Frankfurt, Potsdam e Rastatt.


Embora na época de sua fundação a escolha de Koblenz para sede tenha sido motivo de controvérsia – pois alguns queriam que fosse Bonn, sede provisória do governo da Alemanha Federal –, com o passar do tempo a polêmica acabou sendo esquecida.


A tarefa primordial do Arquivo Central continua sendo, até hoje, a documentação dos acontecimentos na Alemanha, por meio do arquivamento dos atos do governo. Com exceção dos documentos do tempo do nazismo e da ex-Alemanha Oriental, os registros do governo são guardados durante 30 anos.


Aberto a consultas particulares


Em 1986, o arquivo ganhou uma sede nova, mas continuou na cidade onde se encontram os rios Reno e Mosela. Mais tarde, com a reunificação alemã (1990), seu acervo foi enriquecido com documentos históricos da ex-República Democrática Alemã (RDA). Cada uma das filiais é dedicada a um setor específico, como o arquivo militar, que fica em Freiburg, ou o cinematográfico, em Berlim.


A partir de 1987, uma alteração na legislação regulamentou o uso do arquivo central. Cada cidadão alemão pode consultar o acervo, seja para objetivos jornalísticos, científicos ou da administração pública, desde que o faça em pedido oficial, justificando o motivo de seu interesse.


Estão armazenados no arquivo documentos desde 1815, passando pelo Deutsches Reich (o Império Alemão, de 1867/71-1945), pelos tempos da ocupação dos Aliados (1945-1949), a República Democrática Alemã (1949-1990) e a República Federal da Alemanha (a partir de 1949).


Fonte: Deutsche Welle - http://www.dw.de/1952-criado-o-arquivo-nacional-alemão/a-566097