Notícias

Flip anuncia programação completa com 19 novos eventos
24/06/2013

 

Publicado em 21/06/2013 às 12:01



flip2013 700 Flip anuncia programação completa com 19 novos eventos


As atividades da 11ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), se espalham pela cidade. Concentrada na Casa da Cultura e na tenda do telão, a programação batizada FlipMais reúne eventos em variados formatos – debates, projeção de filmes e show – entre os dias 4 e 6 de julho. Com curadoria de Miguel Conde e parceiros, as atividades complementam a programação principal da tenda dos autores.


Na quinta-feira, o jornalista, escritor e biógrafo Ruy Castro conversa com o jornalista Paulo Werneck e com o público sobre a experiência de escrever sobre sua própria vida. Um debate sobre a construção de políticas públicas de incentivo à leitura terá a participação de José Castilho Marques Neto e dos deputados Fátima Bezerra e José Stédile.


Atestando a diversidade e vitalidade da programação, o músico Lobão e o jornalista e crítico André Barcinski se encontram para debater Rock, MPB e cultura popular.


Como em anos anteriores, a programação FlipMais oferece uma segunda oportunidade


de contato com alguns dos autores do programa principal, além de debates sobre mercado ditorial, educação e intercâmbios culturais. Vencedora do manbookerprize deste ano, a escritora norte-americana Lydia Davis e o crítico brasileiro Samuel Titan Jr. irão trocar opiniões sobre o desafio de traduzir as obras do francês Gustave Flaubert.


Outra atração internacional da FlipMais é o roteirista argentino Eduardo Sacheri, autor do livro e do roteiro de O segredo dos seus olhos, premiado com o Oscar de filme estrangeiro. Ele abordará as relações entre a palavra escrita e a imagem em movimento.


A apresentação das Noites de Cinema, em parceria com o Itaú Cultural, será realizada novamente este ano. Serão dois longas-metragens de diretores brasileiros: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, clássico baseado na obra do autor homenageado Graciliano Ramos e Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles, de Marcela Lordy.


Na área musical, o espetáculo Vinicius 100: Palavra e Música reúne os talentos reconhecidos de Zé Miguel Wisnik, Paula Morelenbaum e Arthur Nestrovski. O espetáculo


traz uma seleção de canções de Vinicius de Moraes e de seus parceiros, entremeadas por  histórias e pela leitura de poemas do compositor.


Da formação do cancioneiro brasileiro ao artesanato de letra e música; das potências transformadoras da bossa-nova ao debate sobre a “morte da canção”, Morelenbaum, Wisnik e Nestrovski cantam e contam a música de Vinicius, situada por eles no contexto da cultura  brasileira hoje.