Notícias

Oficina Cultural Oswald de Andrade comemora 25 anos com espetáculo de Dostoievski
02/03/2012

 

Escritor russo recebe homenagem inspirada no livro "O idiota", com entrada franca ao público

 

Qui, 01/03/12 - 20h00

Para comemorar seus 25 anos, a Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363) apresenta até 19 de março o espetáculo "O Idiota, uma novela teatral", com a Companhia Mundana, inspirada no livro homônimo do escritor Fiódor Dostoievski, um dos grandes gênios da literatura mundial.


A peça acontece aos sábados, domingos e segundas-feiras, das 18h às 00h30, e a entrada é franca. Os convites são distribuídos às sextas-feiras que antecedem os espetáculos da semana, a partir das 18h30. A Oficina Cultural Oswald de Andrade é mantida pela Secretaria de Estado da Cultura. Foi a primeira implantada, em um projeto que hoje mantém 22 oficinas espalhadas por todo o Estado.


Dirigido por Cibele Forjaz, o espetáculo da Mundana Companhia reúne um elenco de atores de importantes grupos como Oficina, Cia. Livre e Teatro da Vertigem. "O Idiota, uma Novela Teatral" obteve grande sucesso de público, com três temporadas no Sesc Pompeia e uma no Rio de Janeiro, além da participação do Festival Europalia, na Bélgica. A apresentação na Oficina Cultural Oswald de Andrade será a última temporada da peça.


O espetáculo conta a volta do príncipe Míchkin a São Petersburgo depois de um período na Suíça, onde estivera se tratando de epilepsia. Na viagem de trem, ele conhece Ragôjan, um novo-rico que acaba de ganhar uma vultosa herança do pai, com a qual pretende arrebatar Nastássia Filípovna, mulher fatal, primeiro afilhada e depois amante de Tôtski, um milionário petersburguense. Arma-se aí um dos pilares de "O Idiota". Ragôjan, protótipo do homem rude, é apaixonado por Nastássia, que, por sua vez, fica fascinada pela santidade de Míchkin, também "medusado" pela figura da concubina santa.


Serviço


Espetáculo "O Idiota, uma Novela Teatral"


Oficina Cultural Oswald de Andrade


Endereço:
Rua Três Rios, 363
Tel.: (011) 3222-2662 / (011) 3221-5558


11/2 a 19/3 - sábados, domingos e segundas-feiras - 18h à 00h30 (com 2 intervalos)
Indicação: a partir de 14 anos


80 espectadores por apresentação (os convites serão distribuídos às sextas-feiras que antecedem os espetáculos da semana, a partir das 18h30)



Duração: 6 horas, com dois intervalos de 15 minutos entre os atos
Entrada franca



Da Secretaria da Cultura


Fonte: Portal do Governo SP