Notícias

Governo do Estado assina PPP que aumentará oferta de água
21/08/2013

 

Obra deve abastecer 1,5 milhões de moradores e é a primeira desse porte em 20 anos

 

O Governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 21, o contrato de PPP (Parceria Público Privada) do Sistema Produtor de Água São Lourenço. A obra vai ampliar a capacidade de água tratada para a Região Metropolitana em 4.700 litros por segundo. A iniciativa é a primeira desse porte em 20 anos na Grande São Paulo.

Serão beneficiados, diretamente, 1,5 milhão de moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e Vargem Grande Paulista. O empreendimento também trará benefícios indiretos para toda a Região Metropolitana de São Paulo, já que o novo sistema produtor aumentará a oferta de água e será interligado a outros sistemas existentes.

"Esse sistema São Lourenço vai dar mais segurança, já prevê o crescimento da Metrópole e garante 4.100 litros por segundo a mais no sistema de água metropolitano. É uma PPP que é assinada agora, ela é de 25 anos e tem que estar funcionando em quatro anos," explicou Alckmin.

O investimento de R$ 2,21 bilhões será feito integralmente pela empresa vencedora da licitação, uma parceria da Andrade Gutierrez e Camargo Correa. A entrada em operação do sistema está prevista para 2018 e a expectativa é que sejam criados 2000 empregos diretos e indiretos.

Do Portal do Governo do Estado