Notícias

Secretaria da Saúde inicia amanhã mutirão de vacinação
23/08/2013

 

Campanha quer colocar em dia a imunização de 2,8 milhões de crianças menores de 5 anos

 

A Secretaria da Saúde dá início amanhã à campanha de atualização da caderneta de vacinação de 2,8 milhões de crianças paulistas menores de 5 anos. O objetivo é conferir o documento e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada um.

Para realizar o mutirão, a Secretaria vai mobilizar 38,3 mil profissionais em 5,8 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. O atendimento será oferecido das 8h às 17h. A campanha seguirá até 30 de agosto e terá o reforço das prefeituras.

As doses serão aplicadas para proteger contra 15 tipos de doenças, entre paralisia infantil, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças. Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente para acessar o histórico de vacinação.

Segundo a pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, a campanha tem entre suas finalidades reforçar a imunização, principalmente contra doenças que apresentam coberturas vacinais mais baixas, como a pneumonia.

"A vacina contra a pneumonia também está prevista no calendário e devem ser administradas aos 3, 5 e 7 meses de vida, com reforço aos 15 meses", ressalta. "Esta é uma campanha muito importante. Para que essas crianças estejam protegidas, é fundamental que mantenham a cobertura vacinal completa, de acordo com cada idade", completa Helena.

SERVIÇO
Mutirão de vacinação
De 24 a 30 de agosto
Das 8h às 17h, nos postos de saúde

Do Portal do Governo do Estado