Notícias

São Paulo realiza tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro
07/09/2013

 

Fanfarra e carros históricos marcaram as comemorações dos 191 anos da Independência do Brasil

 

Carros históricos das Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e fanfarras comandadas por alunos da rede estadual de ensino foram algumas das atrações do Desfile Cívico de 7 de Setembro em São Paulo, neste sábado, 7, dia em que se comemora os 191 anos da independência do Brasil, um dos feriados nacionais mais importantes do país.

“Uma alegria redobrada porque a independência política do Brasil e a soberania brasileira foram conquistadas aqui em São Paulo. Nós os brasileiros de São Paulo estamos hoje duplamente honrados e felizes. A nossa tarefa cotidianamente é construir uma sociedade justa do ponto de vista social e promover o desenvolvimento do ponto de vista econômico. Esse é um desafio permanente”, destacou o governador Geraldo Alckmin durante o evento no Sambódromo do Anhembi.

História

No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I, então príncipe regente, expressou sua decisão bradando independência ou morte, ato que acabou historicamente conhecido como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo.

Do Portal do Governo do Estado