Notícias

Alerta: doenças isquêmicas do coração são principais causas de morte no Estado
29/09/2013

 

Pacientes que estiverem com sintomas como dores ou pressão no peito e falta de ar devem procurar um médico imediatamente

 

Um levantamento inédito, feito pela Secretaria da Saúde e apresentado em maio deste ano, mostra que doenças isquêmicas do coração, dores ou desconfortos no peito - que ocorrem quando uma parte do coração não recebe sangue suficiente para bombear de maneira adequada - são as maiores causas de morte em todo o Estado. Foram registrados 27.692 casos em 2011, e aproximadamente 75 mortes por dia.

As doenças isquêmicas do coração ocorrem por causa da formação de placas gordurosas nas artérias, diminuindo o fluxo de sangue que passa pelo coração. Existem dois tipos de isquemia: a crônica e a aguda. Na crônica, o paciente sente dores no peito com alguns períodos de intervalo. Já a aguda é considerada um infarto.

As principais causas das isquemias no coração são diabetes, hipertensão, colesterol alto e pessoas que tenham histórico de problemas cardíacos na família, principalmente pai e mãe. Outros fatores que podem contribuir são o avanço da idade e o sedentarismo.

Orientação médica

Os pacientes que estiverem com sintomas como dores ou pressão no peito e falta de ar devem procurar um médico imediatamente e nunca esperar a dor passar ou tomar algum medicamento sem orientação médica.

Do Portal do Governo do Estado