Notícias

São Paulo ganha Centro de Referência do Futebol Brasileiro
8/10/2013

 

Inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin, primeiro Centro de Referência público sobre futebol no país terá entrada gratuita

 



Sex, 04/10/13 - 13h19

 

O governador Geraldo Alckmin inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB)

O governador Geraldo Alckmin inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), que contempla biblioteca, midiateca e um banco de dados virtual com vídeos, fotos e histórias do acervo do próprio museu. A ação foi realizada durante o aniversário de cinco anos do Museu do Futebol, celebrado nesta sexta-feira.

No local, o visitante terá acesso a uma seleção de 1.700 livros, com mais de 150 referências sobre o futebol na cidade de São Paulo e informações sobre 260 pessoas entrevistadas e 493 instituições (clubes de futebol profissional e amador, torcidas organizadas, estádios). "É um grande acervo público e privado, e também acervo de pessoas que estão catalogadas. Isso vai facilitar muito a pesquisa para os amantes do futebol", disse o governador.

O Centro de Referência terá um banco de dados, que permite aos internautas navegar em duas dimensões ou em 3D. Na última opção, o visitante pode acessar um túnel do tempo com histórias de times, campeonatos e personalidades. "Há entretenimento, troca de experiência e informação e é um centro de referência gratuito", disse o governador.

Foram três anos de pesquisa para registrar referências por meio de fotografias, filmes, áudios, desenhos e textos e, assim, formar um rico banco de dados para o Museu do Futebol. "O Museu do Futebol é um gol! Completa cinco anos, com 1,7 milhões de visitantes em um belíssimo espaço de 7 mil metros quadrados", enalteceu Alckmin.

Com entrada gratuita, o CRFB funcionará de terça a sábado, das 10h às 17h. O Banco de Dados poderá ser visitado pelo site oficial.

 

Do Portal do Governo do Estado

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=233147&c=6&q=suo-paulo-ganha-centro-de-referuncia-do-futebol-brasileiro