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ANS suspende 150 venda de planos de saúde; veja a lista completa
14/11/2013

 

Planos serão analisados nos próximos três meses pela agência e só poderão voltar a ter novos clientes quando resolverem problemas.

 



Edição do dia 14/11/2013




14/11/2013 05h29
- Atualizado em
14/11/2013 09h14


Os 150 planos de saúde que tiveram a venda suspensa na quarta-feira
(13) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar serão passar por uma
análise detalhada e só poderão voltar a ter novos clientes quando
resolverem os problemas.


Veja aqui a lista completa dos planos suspensos pela decisão da ANS


“Eu tenho duas queixas: o preço, que está com um custo altíssimo, e
agora até para conseguir determinados exames, consultas tem sido muito
demorado”, afirma uma mulher.


O consumidor não está nada satisfeito. De junho a setembro deste ano, a
Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu 15 mil reclamações. As
empresas com o maior número de queixas e que não solucionam os problemas
são punidas.


A partir da próxima segunda feira, 150 planos de 41 operadoras vão ter a
venda para novos clientes suspensa por pelo menos três meses. Planos
que se recusam a autorizar procedimentos que estão no contrato é uma das
principais reclamações dos consumidores, mas muitos também se queixam
da demora para agendar exames, consultas e cirurgias.


“Fui marcar exame na semana passada, disseram quando abrir novembro
você vai marcar para janeiro. Quer dizer, então eu vou para o SUS”,
reclama uma mulher.


O prazo máximo estabelecido pela ANS é de três dias para marcação de
exames, sete para consultas e vinte e um dias para marcação de
cirurgias. E a rede de atendimento também deixa a desejar.


“Não ter aonde fazer determinado exame. Às vezes você não tem e quando
tem é muito longe. Internações, então, tornam-se praticamente
impossíveis”, afirma o analista de sistemas Mauro Dominguez.


Quando melhoram o atendimento, as empresas podem voltar a vender os
planos. Agora, a ANS liberou a comercialização de 36 planos de sete
operadoras que tinham sido suspensos.


“É preciso que o atendimento seja garantido em tempo oportuno. Que o
consumidor procure a sua operadora para garantir esse atendimento. Em
caso de negativa de cobertura, ou que essa cobertura se dê fora dos
prazos estabelecidos, ele deve procurar a agência”, afirma o presidente
da ANS, André Longo.


“Acho um absurdo a gente pagar caro e nao ter quando precisa”, lamenta.


A Associação Brasileira de Medicina de Grupo, Abramge, e a Federação
Nacional de Saúde Suplementar querem uma revisão dos critérios adotados
no processo de avaliação dos planos de saúde pela ANSx.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/11/ans-suspende-150-venda-de-planos-de-saude-veja-lista-completa.html