Notícias

Defesa Civil estabelece plano preventivo contra deslizamentos na região da Serra do Mar
25/11/2013

 

Ação busca evitar que novas mortes ocorram por conta das chuvas de verão

 



Sex, 22/11/13 - 20h26

A chegada do verão traz um período intenso de chuvas. Pensando nisso, dirigentes e coordenadores regionais da Defesa Civil se reuniram nesta sexta-feira, 22, com membros do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e do Instituto Geológico para estabelecer para a próxima estação o plano preventivo contra deslizamentos de terra da região da Serra do Mar.

O objetivo da ação, que completa 25 anos de existência, é prever a remoção preventiva e temporária da população em risco iminente durante os períodos chuvosos, quando ocorre o maior número de acidentes. A iniciativa oferece ainda treinamento e capacitação para operar em situações de risco, evitando ou reduzindo a perda de vidas humanas e bens materiais decorrentes de escorregamentos e processos correlatos.

O plano utiliza dados sobre as incidências de águas pluviais para criar um sistema que possibilita a previsão e a prevenção de escorregamentos. Para o próximo ano, a previsão é de fevereiro seja um mês chuvoso, mas que a somatória dos índices nos meses do verão seja menor que a média dos anos anteriores.

Do Portal do Governo do Estado

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=234341&q=Defesa+Civil+tem+plano+contra+deslizamentos+na+da+Serra+do+Mar