Notícias

Governo do Estado tem nova identidade visual
14/03/2012

 

A nova identidade padroniza a comunicação dos serviços e ações do Governo e procura aproximar o poder público do cidadão

 

Nesta quarta-feira, 14 de março, será distribuído para todas as secretarias de Estado, empresas,fundações, autarquias e agências o novo Manual de Identidade Visual do Governo do Estado.
O manual pretende padronizar a comunicação dos serviços e ações do Governo do Estado, facilitando o trabalho de seus diversos órgãos. Também aproxima o poder público do cidadão, com um produto final mais atraente, objetivo e de fácil compreensão.
“Queremos que o Governo se comunique ainda melhor com a população, dando mais transparência de seus atos, prestando contas de forma mais efetiva e com um formato agradável e moderno”, afirma Márcio Aith, subsecretário de Comunicação.
Segundo Mariana Montoro, coordenadora de Marketing da Subsecretaria de Comunicação, “o Novo Manual de Identidade Visual exigiu meses de pesquisa e de diálogo com representantes da área de comunicação das secretarias”.
Entre as novidades está um novo corte na bandeira do Estado de São Paulo, ícone da comunicação institucional do Governo desde 1995. Posicionada de forma inclinada, aparece em uma perspectiva que ressalta os detalhes de seu desenho.
A partir desse novo enquadramento, foi possível identificar com clareza todas as cores que a compõem, estabelecendo outras possibilidades de utilização cromática ao seu redor, como o azul e o amarelo, além do branco, do preto e do vermelho que já eram adotados anteriormente.
O logotipo de Governo também foi modificado. Agora ele terá a inscrição “Governo do Estado São Paulo” e comportará, quando for o caso, a assinatura de secretarias, seguindo o padrão definido.
A publicação traz ainda exemplos de aplicações da nova identidade visual em placas de obras e de inauguração, peças para campanhas publicitárias, papelaria interna, materiais promocionais, entre outros produtos. O manual vem acompanhado de um pencard com quase 2 mil arquivos, para que se adote na prática a nova identidade visual nos mais variados casos.
Nesta quarta-feira também será publicada no Diário Oficial a portaria que aprova a nova identidade visual do Governo do Estado.


Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado


Fonte: DOE, Executivo I