Notícias

São Paulo assina acordo para projetos de sustentabilidade com a França
13/12/2013

 

Governador assinou dois acordos com o presidente francês François Hollande, que também preveem troca de conhecimentos tecnológicos

 

O governador Geraldo Alckmin e o presidente francês, François Hollande, assinaram nesta sexta-feira, 13, dois acordos entre o Estado de São Paulo e a França que englobam diversas áreas, como desenvolvimento sustentável, habitação, mobilidade urbana e saneamento. Alckmin recebeu Hollande no Palácio dos Bandeirantes.

O acordo firmado com a região de Île-de-France é uma parceria inédita que estabelece o irmanamento entre São Paulo e a região na área de sustentabilidade e desenvolvimento Urbano. O programa "São Paulo Île-de-France 2014: regiões unidas pelo desenvolvimento sustentável", foi assinado pelo presidente da região, Jean-Paul Huchon.

"A iniciativa visa garantir que durante o ano de 2014 as duas regiões estejam alinhadas à área do desenvolvimento urbano, o que inclui temas de transporte, infraestrutura, saneamento e despoluição dos rios. O acordo possuiu um plano de trabalho com mais de 50 iniciativas conjuntas", explicou Alckmin.

Entre as iniciativas, está a troca de tecnologia e conhecimentos entre a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) com o Siaap (Sindicato Interdepartamental de Saneamento da Grande Paris), que foi responsável pela despoluição do Rio Sena.

Já o outro acordo, também inédito no País, estabelece relações formais de cooperação diretamente entre o Estado de São Paulo e a França. "Com estes dois acordos se inicia um novo capítulo nas relações com a França", enalteceu o governador.

Do Portal do Governo do Estado