Notícias

SP terá novo aeroporto, afirma presidente
19/12/2013

 

DE BRASÍLIA

Em busca de elevar investimentos em infraestrutura, Dilma anunciou ontem que o governo vai autorizar a construção de um terceiro aeroporto privado de grande porte em São Paulo.

Além disso, vai licitar a construção e a reforma de 270 aeroportos regionais em 2014.

"Vamos liberar a questão de ter três aeroportos [privados] em São Paulo", disse a presidente, durante café da manhã com jornalistas, acrescentando que, apesar de não saber a data da definição, "vai ser rápido".

Além de Congonhas, que é da Infraero, São Paulo tem dois aeroportos de grande porte explorados pelo setor privado: Guarulhos e Viracopos. O terceiro será em Caieiras, região metropolitana da capital paulista, e será construído e explorado pela iniciativa privada.

O projeto foi apresentado no governo Luiz Inácio Lula da Silva pela empresa de concessões CCR (Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa) e prevê a construção de um aeroporto de grande porte, com capacidade para 48 milhões de passageiros por ano. Hoje, Guarulhos tem um movimento de 34 milhões de passageiros por ano.

Para liberar a construção desse aeroporto, será modificado um decreto presidencial que hoje permite apenas a autorização para o setor privado construir e explorar unidades de jatos executivos. A nova versão vai incluir aeroportos de grande porte.

O prazo de construção do aeroporto, que terá duas pistas, é de cinco anos. (VC E TN)

Folha de S. Paulo