Notícias

Campinas ganha novo Centro de Operações da Polícia Militar
09/01/2014

 

Durante a inauguração, Alckmin criou o Batalhão de Ações Especiais de Polícia e entregou 51 novas viaturas para reforçar o policiamento na região

 



Sáb, 04/01/14 - 12h15

"Hoje é um dia voltado para a segurança pública", disse o governador neste sábado, 4, em Campinas, ao inaugurar o novo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), criar o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e entregar 51 novas viaturas para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo dos municípios de Campinas, Paulínia, Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba.

"Nós estamos inaugurando um prédio do Copom que já está funcionando. É um prédio de três andares e 38 municípios são atendidos pelo 190. É um trabalho de extrema relevância para a região", destacou. Somente na construção do prédio foram investidos R$ 9,5 milhões por parte do Governo do Estado.

As novas instalações do Copom garantem mais agilidade ao atendimento, ou seja, o tempo de resposta da polícia aos chamados será menor. Serão 135 policiais para receber e despachar as ligações, sem o risco de as linhas congestionarem. A mudança também coloca mais policiais nas ruas.

Atualmente 23 cidades já estão interligadas ao novo Copom, até a semana que vem serão 25 – Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Valinhos, Paulínia, Vinhedo, Louveira, Bragança Paulista, Atibaia, Várzea Paulista, Itatiba, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Tuiuti, Piracaia, Jarinu, Bom Jesus dos Perdões, Pinhalzinho, Joanópolis, Holambra, Jaguariúna, Vargem, Pedra Bela, Nazaré Paulista e Morungaba.

Outro destaque é a modernização do 190, onde um sistema digital permite a gravação e cadastramento de todas as ligações. A nova tecnologia melhora o planejamento e o controle das solicitações pelos operadores. O novo prédio fica na Avenida João Jorge, 499, no bairro Vila Industrial.

 

Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e mais viaturas

Alckmin também assinou o decreto que cria o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que reúne as companhias de Força Tática de Campinas, Valinhos, Paulínia, Indaiatuba e Vinhedo. "O BAEP reúne Cavalaria, Canil, Rocam, Choque e Rota. Todos no mesmo batalhão", disse.

As 51 novas viaturas entregues serão distribuídas pelos 8º, 35º e 47º Batalhões da Polícia Militar do Interior. "Já entregamos hoje 51 viaturas 0Km aqui para Campinas. Na segunda, 6, chegam mais 52 Hilux 0Km e 5 blazers, todas para o BAEP. Um reforço importante para a região".

Do Portal do Governo do Estado

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=235201