Notícias

Etecs chegam a mais 31 municípios do Estado
08/01/2014

 

Por meio das classes descentralizadas, novos 1.360 alunos poderão cursar ensino técnico

 

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) estão ampliando o número de vagas em mais 31 municípios paulistas. As cidades assinaram convênio com o Governo do Estado para aumentar a oferta de cursos técnicos. Nesta quarta-feira, 8, o governador Geraldo Alckmin recebeu os prefeitos para celebração da parceria por meio do Centro Paula Souza.

"Etec é ensino de qualidade que prepara nosso jovem e o trabalhador para o mercado de trabalho. Os cursos são voltados à necessidade da região: uma região agrícola tem cursos de agronegócio", exemplificou Alckmin. Serão abertas 1.360 novas vagas em classes descentralizadas..

As classes descentralizadas permitem que o aluno não se desloque de uma cidade para a outra para assistir às aulas, porém têm a mesma qualidade de ensino que as unidades da Etec. "A classe descentralizada é um grande instrumento porque você não precisa ter toda a estrutura da Etec, pode fazer a parte administrativa na Etec vizinha e faz a parte pedagógica, a aula, na própria cidade. Ao invés de o aluno viajar, a escola vai ao encontro do aluno", disse Alckmin.

As cidades receberão cursos de Agronegócio, Administração, Informática para Internet, Marketing, Segurança no Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Logística, Informática, Comércio e Contabilidade.

Os municípios contemplados são: Águas da Prata, Anhembi, Bálsamo, Biritiba Mirim, Bofete, Canitar, Castilho, Embu-Guaçu, Estrela do Norte, Gavião Peixoto, Guaracaí, Itajobi, Itapuí, Itariri, Itirapina, Jaborandi, Jambeiro, Lucélia, Manduri, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Pontal, Pradópolis, Praia Grande, Quintana, Riversul, São José do Barreiro, Sete Barras, Severinia, Silveiras, Tremembé.

Do total de novas vagas, 1.240 já foram oferecidas no processo seletivo para o 1º semestre de 2014. Outras 120 estão previstas para o 2º semestre. Com a assinatura dos convênios, o Centro Paula Souza passa a atuar em 306 municípios do Estado, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos e de ensino médio.

Do Portal do Governo do Estado