Notícias

Recall de peça afeta mais de 100 modelos
13/02/2014

 

Chamado envolve quem fez conserto ou manutenção no sistema de direção; lista inclui de Audi A3 a Fiat 147

 

Lote com defeito conta com 20 mil unidades; componente pode se romper e causar acidente

DE SÃO PAULO

Proprietários de mais de cem modelos de veículos que fizeram reparos no sistema de direção nos últimos sete meses devem retornar à oficina para checar uma peça que ajuda a transmitir os movimentos para as rodas.

A Magneti Marelli Cofap anunciou recall de um lote de 20 mil unidades do produto terminal axial distribuídas para o mercado de reposição desde julho do ano passado.

Ou seja, só afeta quem fez conserto ou efetuou compra para manutenção. Não atinge carros novos ou usados que não trocaram a peça.

Segundo a empresa, a peça pode se romper e causar perda de dirigibilidade, com risco de acidentes.

A Magneti Marelli Cofap é a segunda empresa a anunciar a campanha pelo problema na mesma peça. A fabricante SKF do Brasil já havia feito convocação semelhante no final de janeiro.

O lote afetado na época envolvia mais de 80 mil unidades do produto, para 34 modelos diferentes.

Desta vez, o grupo de modelos afetados é maior. São 110, de 18 marcas diferentes. A lista inclui carros que deixaram de ser fabricados há anos, como Fiat 147 e Ford Del Rey, além de marcas que não são mais vendidas no Brasil, como Mazda e Seat.

Como se trata de um componente interno e de difícil identificação, a orientação é para que o consumidor, mesmo aquele que não saiba a marca do item trocado, procure o mecânico ou o local da compra para que possa identificar a origem e a data de fabricação da peça.

Varejistas e mecânicos que compraram o produto nesse período também devem checar se há unidades do recall.

DÚVIDAS

A companhia disponibiliza o telefone 0800-0126327, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além do site www.mmcofap.com.br, para informações adicionais.

Quem tiver dúvidas sobre a campanha da SKF do Brasil pode entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-141-152 ou pelo e-mail fale.conosco@skf.com.

Veja modelos afetados em folha.com/no1411063

Folha de S. Paulo.