Vem aí a Virada Cultural
14/02/2014

O Governo do Estado anunciou, ontem, o calendário da Virada Cultural Paulista 2014, que neste ano será realizada em 28 cidades. A divulgação foi feita em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Pela primeira vez, o evento ocorrerá em dois fins de semana, nos dias 24 e 25 de maio e 31 de maio e 1º de junho. Foram divulgados os nomes de artistas com presença já confirmada para a 8ª edição do evento.

A Virada Cultural 2014, que recebeu investimento de R$ 7,2 milhões para as apresentações culturais no interior de São Paulo, é uma parceria com o Sesc e com as prefeituras.

No fim de semana de 24 e 25 de maio, receberão a Virada Cultural Paulista as cidades de Americana, Araraquara, Barretos, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. E nos dias 31 de maio e 1º de junho, a festa ocorre em Araçatuba, Assis, Bauru, Campinas, Diade ma, Ilha Solteira, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos e São José dos Campos.

Alternativas – A realização do evento em dois fins de semana permite ao público acompanhar a Virada Cultural em cidades diferentes, com mais possibilidades de escolhas da programação. Além disso, essa divisão permite que a Secretaria de Estado da Cultura escale os artistas mais consagrados e requisitados pelo público para fazer até quatro shows em locais diferentes.

É o caso da banda Titãs, por exemplo, que se apresentará em Botucatu, Indaiatuba, Mogi-Mirim e São Carlos. A Virada Cultural vai reunir dois ex-titãs – Nando Reis e participação especial de Arnaldo Antunes – para um show em Diadema. O rock nacional terá também participação de Lobão (com o show Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal), Arnaldo Antunes (solo), Ultraje a Rigor, Ira! e Raimundos. Da influência hip hop, vem Gabriel O Pensador, enquanto o manguebeat pernambucano será representado pela Nação Zumbi. O cantor Otto fará dois shows diferentes, um com repertório do seu disco mais recente, The Moon 1111, e outro do projeto Otto canta Martinho, em que interpreta o repertório de Martinho da Vila.

Esta 8ª edição do evento responde a vários objetivos, como permitir maior flexibilidade, oferecer alternativa de data aos municípios, para que não haja coincidência com outros eventos locais. E também para que a população paulista possa aproveitar dois fins de semana de atrações.

O rol de artistas confirmados inclui nomes consagrados da MPB: Gal Costa, com o aplaudido show Recanto, Geraldo Azevedo, Almir Sater, Guilherme Arantes, João Bosco e Baby do Brasil, além de Wanderléa, representando a Jovem Guarda. O ídolo Tim Maia será homenageado em tributo que reúne a Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima.

Da nova geração da música brasileira, já estão confirmadas as participações de Emicida, Criolo, Tulipa Ruiz, Céu, B Negão e os Seletores de Frequência, Farofa Carioca e Pollo.

Também estão garantidas atrações internacionais no evento. O jazzista americano John Pizzarelli, que gravou dois discos dedicados à música brasileira, se apresentará em Americana. Da Inglaterra, a banda Asian Dub Foundation promete agitar o pú blico de Araçatuba, Indaiatuba e Campinas, com sua mistura eletrônica de rapcore, dub, dance e raggae. A banda alemã Tusq, cujas influências mesclam folk, rock e indie, se apresenta em Botucatu, Jundiaí, Mogi-Mirim e Santa Bárbara D’Oeste.

Vanguarda – Uma das tradições da Virada Cultural Paulista é mesclar em sua programação artistas de vanguarda a outros mais consagrados, nomes jovens da cena emergente a estilos tradicionais, como o samba. Para compor essa cena de diversidade musical, estão previstas para o evento as bandas Metá Metá, Holger, Tokyo Savannah, A Banda Mais Bonita da Cidade, Sandália de Prata, Os Opalas, O Terno, Isca de Polícia, Bicho de Pé, Banda Paralela, Porcas Borboletas, Vivendo do Ócio, Leões de Israel, Copacabana Club, Aliados, Selvagens à Procura da Lei, Azymuth e Hyldon.

A banda Vanguart fará um show especial em homenagem a Raul Seixas. Também estão confirmados nomes da nova MPB, como Thiago Pethit, Tiê, Luiza Possi, Graça Cunha, Fabiana Cozza, Daúde, Ana Cañas e Bruna Caram. Marquinhos Dikuã e Tobias da Vai Vai devem se apresentar juntos.

Parceiros– A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e das Prefeituras dos 28 municípios onde o evento se realiza. O Estado é responsável pela contratação de artistas e grupos, além da coordenação geral do evento; os municípios, por sua vez, investem na infraestrutura de som, palco e segurança para garantir a festa. Além disso, o evento tem a parceria do SESC-SP, que faz uma programação especial nas unidades localizadas nos municípios participantes.

O Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos são apoiadores da Virada Cultural Paulista 2014, em iniciativa inédita. Eles vão desenvolver um aplicativo para celulares com toda a programação do evento, cidade a cidade. A execução da Virada Cultural Paulista é da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social parceira da Secretaria de Estado da Cultura.

DOE, Executivo I, 14/02/2014, p. I