Notícias

Programa Água Limpa é destaque no Fórum Mundial da Água
19/03/2012

 

Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo aborda temas como universalização do saneamento e preservação dos recursos hídricos

 

Sáb, 17/03/12 - 13h05




Na semana do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Portal do Governo de São Paulo publica uma série de reportagens sobre o assunto. Em Marseille, na França, está sendo realizado o 6º Fórum Mundial da Água até este sábado, 17. No evento, os porta-vozes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) explicaram as principais características do Programa Água Limpa, de instalação de tratamento de esgoto em cidades de até 50 mil habitantes. E reafirmaram a meta de universalização de saneamento do Estado para 2020. "Saneamento não se faz de forma isolada, é uma meta que envolve outras áreas como saúde, habitação e educação", disse ao Portal do Governo o superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Jr.

Um dos temas tratados foi o da preocupação com a preservação dos recursos hídricos por meio de ações que privilegiem o desenvolvimento sustentável. Segundo Segamarchi, o modelo de gestão dos recursos adotado na França, referência no setor, demorou 40 anos para chegar ao patamar atual. Lá, preservação tem aporte de um repasse financeiro vindo da cobrança do uso da água. "Estamos aplicando algo semelhante em São Paulo, mas em menor proporção", diz o superintendente.

Na França, a cobrança é rateada entre todos os cidadãos. Em São Paulo, é direcionada a empresas que fazem captação de água ou a pessoas físicas que têm poços artesianos. Segamarchi salienta: "nossa principal finalidade com essa ação não é a arrecadação financeira, e sim ter um maior controle sobre os recursos naturais, que são escassos".

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos, desde 1997, e é um ponto de encontro sobre criatividade, inovação, competência e know-how em favor da água.

Do Portal do Governo de SP