Notícias

Contribuinte já pode baixar hoje programa para declaração do IR
26/02/2014

 

Envio de informações só poderá ser feito a partir de 6 de março

 

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os contribuintes já poderão baixar hoje, a partir das 8h (horário de Brasília), o programa para fazer a declaração do IR deste ano.

O envio das declarações, entretanto, só poderá ser feito a partir da próxima quinta-feira, dia 6 de março, também a partir das 8h. A Receita Federal prevê receber 27 milhões de declarações.

Para fazer a declaração, será preciso baixar o programa no site www.receita.fazenda.gov.br. Para o envio, será preciso baixar também o Receitanet, no mesmo site.

O prazo para o envio à Receita termina às 23h59min59s do dia 30 de abril. Esse prazo não será prorrogado.

O prazo para que as empresas, os bancos, os planos de saúde e outras instituições forneçam as informações para o contribuinte fazer o IR termina na sexta-feira, dia 28 deste mês.

A declaração também poderá ser feita por smartphones e tablets, por meio do aplicativo m-IRPF. Nesse caso, porém, o programa só será liberado em 6 de março.

Não poderão usar o m-IRPF quem fez doações em 2013 ou fará até 30/4, os com rendimentos de anos anteriores recebidos de uma só vez (renda acumulada); os com rendimentos do exterior ou exigibilidade suspensa; e quem precisa importar valores de aplicativos auxiliares (carnê-leão, atividade rural, ganho de capital e moeda estrangeira).

Folha de S. Paulo