Notícias

Nova sinalização vai alertar sobre áreas com rodízio em SP
08/03/2014

 

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começou a implantar a nova sinalização que vai alertar motoristas sobre o rodízio de veículos, em vigor desde 1997.

Seis locais no perímetro do centro expandido --área de vigência do rodízio-- começaram a receber placas que informam ao motorista o início da zona de restrição.

Nos próximos dias, também serão instalados os novos símbolos do programa, uma grande letra "R" pintada no asfalto, dentro de um círculo branco.

A marca foi inspirada no "C" do programa "Congestion Charging", o pedágio urbano de Londres.

No sentido de quem entra na zona de restrição, o símbolo será acompanhado da palavra "início". No sentido contrário, será "término".

Segundo a CET, o objetivo é reforçar a sinalização e alertar os motoristas que, a partir daquele ponto, o rodízio de placas começa a valer.

Para quem segue no sentido contrário, a sinalização indica o ponto em que termina a área do rodízio.

O símbolo foi apresentado pela gestão Fernando Haddad (PT) no início do ano, na divulgação da ampliação do rodízio para 371 km lineares de ruas e avenidas da cidade.

A ideia é que ele também seja usado nessas vias quando a restrição for ampliada --a previsão é para abril.

Os seis pontos que vão receber a nova sinalização ficam nas avenidas Braz Leme, Francisco Morato, Pires do Rio, Washington Luís, Abraão de Moraes e a marginal Tietê.

Também serão instaladas placas com informações sobre o rodízio, como os finais de placa proibidos em cada dia da semana e os horários de vigência da restrição.

A previsão é que a sinalização nos seis locais seja concluída até o fim do mês.

Folha de S. Paulo