Notícias

Fique de olho no Telecurso
20/03/2014

 

Inscrição termina dia 28; candidato deve pagar R$ 25 de taxa e escolher uma das 24 Etecs polos do programa

 

Estão abertas até o dia 28 as inscrições para o exame presencial dos três módulos do Telecurso TEC. Para fazer a prova, o interessado paga taxa de R$ 25 e se inscreve, de segunda a sexta-feira, em uma das 24 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) polos do programa (ver boxe).

O Telecurso TEC oferece três cursos: administração, comércio e secretariado, cada um com jornada de 800 horas, divididas em três módulos. Após a prova presencial de cada módulo, quem obtém as notas necessárias recebe um certificado de qualificação técnica. Ao concluir os três módulos, o aluno terá o diploma de técnico, com validade nacional.

Para concorrer, o candidato deve entregar preenchida a ficha de inscrição, disponível no Comunicado Oficial do Programa, no site do Centro Paula Souza (ver serviço). Ele precisa também deixar cópia e apresentar os originais do RG, CPF e, no caso do Módulo 1, dos certificados de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Para o Módulo II, deverá ser entregue o certificado de conclusão do Módulo I; no caso do Módulo III, os certificados dos Módulos I e II.

Tirando dúvidas – O exame será aplicado às 9 horas do dia 17 de maio, na Etec em que o candidato se inscreveu. O gabarito será divulgado no mesmo dia da prova, a partir das 14 horas, no site do Centro Paula Souza; e a lista de aprovados será veiculada no dia 24 de junho.

Para esclarecer dúvidas, há um blog e um fórum exclusivos disponíveis (ver serviço). O programa de educação a distância oferece as modalidades aberta, on-line e semipresencial (disponível nas Etecs).

Na modalidade aberta, o aluno participa individualmente do curso. Ele acompanha as atividades propostas nos livros e nos programas diários de televisão, exibidos nas emissoras Globo, Cultura e Canal Futura. As aulas também podem ser assistidas no site da Globo (ver serviço). Já o material didático, com sete apostilas no formato PDF, pode ser copiado gratuitamente do site do Paula Souza. Semestralmente, realiza-se o exame presencial.

O modelo on-line, por sua vez, oferece o apoio de um tutor e do Ambiente Virtual de Aprendizagem e o aluno recebe informações pela internet. Para frequentá-lo, o aluno deve participar de um processo seletivo – o Vestibulinho.

O modelo semipresencial integra aulas presenciais e a distância, com o auxílio de um professor orientador de aprendizagem e oferece diversos recursos. O ingresso se dá por meio do chamado vestibulinho.

Lançado em 2007, com o objetivo de expandir a oferta de ensino profissionalizante, o Telecurso TEC é um programa do Centro Paula Souza que promove formação técnica e qualificação profissional a distância.

Rogério Mascia Silveira
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


SERVIÇO
Telecurso TEC
Inscrição, informações e material didático gratuito – www.centropaulasouza.sp.gov.br/telecurso-tec/telecurso-tec.asp
Fórum de dúvidas – http://telecursotec.cpscetec.com.br/forumgeral
Vestibulinho – www.vestibulinhoetec.com.br
Globo – www.globo.com


DOE, Seção I, 19/03/2014, Páginas de Notícias I