Notícias

Haddad regulamenta criação de 'minipraças' em vagas de carros
17/04/2014

 

DE SÃO PAULO

No lugar de carros estacionados ao lado do meio-fio das calçadas, "minipraças". Pequenas áreas verdes com bancos que podem ser instaladas onde hoje o cinza predomina.

Os espaços serão cedidos pela prefeitura e caberá à iniciativa privada a implantação. O decreto que regulamenta a criação das "minipraças", conhecidas como "parklets", foi assinado ontem pela prefeitura e deve ser publicado hoje no "Diário Oficial".

Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), a instalação, manutenção e remoção são de responsabilidade do idealizador, mas cada projeto deverá ser encaminhado para a aprovação do poder público.

Haddad disse que a prefeitura não tem a intenção de gastar dinheiro na criação desses espaços. O objetivo, segundo ele, é incentivar a iniciativa privada para que ela seja a responsável pela disseminação dos "parklets".

"Entendemos que o interesse privado é muito grande para que seja necessário recursos públicos", disse Haddad.

Ele visitou ontem uma dessas "minipraças" na região da avenida Paulista, próximo ao Conjunto Nacional.

Os "parklets", de acordo com o decreto, podem ser temporários, mas, obrigatoriamente, precisam ser públicos durante todo o dia.

As primeiras minipraças da cidade foram instaladas no ano passado por iniciativa do Instituto Mobilidade Verde, que trouxe a ideia de São Francisco, nos EUA. Foram criadas três, em regiões como o Jardins, Itaim Bibi e Higienópolis.

(CÉSAR ROSATI)

Folha de S. Paulo