Notícias

Enem vai valer em seleção da Universidade de Coimbra
24/04/2014

 

Os candidatos que usarem a prova estarão dispensados dos exames nacionais portugueses

 

24/04/2014 15:12

Victor Vieira, do Estadão


São Paulo - Substituto do vestibular em boa parte das instituições públicas e privadas do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também servirá para brasileiros que queiram entrar na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Os candidatos que usarem a prova estarão dispensados dos exames nacionais portugueses.

A instituição aceitará os resultados das provas de 2011, 2012 e 2013. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com a graduação pretendida, o que pode ser conferido na tabela de ponderação de resultados no site da instituição.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não confirmou a data do Enem, mas estuda aplicar o exame nos dias 8 e 9 de novembro.

Segundo o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o Enem tem padrão elevado de qualidade e a medida deve facilitar a mobilidade de estudantes brasileiros.

"O Enem já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos", afirma.

"Não faz sentido obrigar os estudantes brasileiros que já fizeram o Enem a passarem por outro processo seletivo difícil", argumenta Joaquim Ramos de Carvalho.

Atualmente 2.059 alunos do Brasil estudam na instituição de Coimbra.

No mês passado, o governo português publicou uma lei que permite às universidades do país criarem seus próprios sistemas de ingresso à graduação, possibilidade que não existia antes.

De acordo com o MEC, não há outras universidades estrangeiras que usam o Enem como parte do processo seletivo.

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/enem-vai-valer-em-selecao-da-universidade-de-coimbra