Notícias

British Library põe à disposição do público 300 anos de jornais
29/04/2014

 

DO "FINANCIAL TIMES" - Mais de 300 anos de jornais locais, regionais e nacionais ficarão à disposição do público como parte de uma reforma de £ 33 milhões (R$ 120 milhões) nas coleções de jornais da British Library (Biblioteca Britânica).

Sajid Javid, secretário de Estado para a Cultura, Mídia e Esporte, inaugurou ontem a Newsroom da biblioteca. A sala destaca a coleção nacional de jornais do Reino Unido, que abriga mais de 750 milhões de páginas de jornais e periódicos.

"Jornais são muitas vezes descritos como o primeiro rascunho da história", disse Roly Keating, presidente-executivo da British Library.

"Na verdade, em muitos casos eles são a matéria-prima da história e muitas vezes o único registro existente de um evento ou indivíduo que de outra forma seria esquecido."

A nova coleção equiparará os jornais aos demais elementos da coleção nacional, incluindo manuscritos com iluminuras, mapas e gravações sonoras.

A Newsroom é a culminação do programa da British Library para reformular a forma de preservar e acessar a coleção de jornais, que envolveu o fechamento da velha divisão em Colindale, norte de Londres.

Folha de S. Paulo