Notícias

SP recompensa em até R$ 50 mil denúncias que solucionem crimes
06/05/2014

 

Serão recompensadas informações que contribuam de forma relevante com o processo investigativo

 

São Paulo pagará até R$ 50 mil para cidadãos que fizerem denúncias capazes de ajudar a polícia a esclarecer delitos ou localizar foragidos da Justiça. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Recompensa, lançado nesta terça-feira, 06, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Serão recompensadas informações que contribuam de forma relevante com o processo investigativo. "A recompensa pode ser paga às informações que tragam elucidação de um crime ainda não desvendado ou que ajudem com a captura e prisão de um criminoso cujo crime já foi elucidado e ele ainda não foi preso", explicou o governador Geraldo Alckmin.

Para fazer a denúncia, o cidadão deve acessar o site WebDenúncia. Ao final do processo, ele recebe um número de protocolo e uma senha para acompanhar o uso da sua informação.

Inédito no país, o Programa mantém em sigilo absoluto a identidade do denunciante durante todo o processo, inclusive no pagamento da recompensa. Isso ocorre porque o sistema possui dupla criptografia de dados, o que impede invasões.

"Denunciar é muito importante, pois salva vidas e contribui para que poossamos prender os criminosos. Muitas vidas são salvas com a participação cidadã", disse Alckimin.

Recompensa

O denunciante será avisado caso sua informação for recompensada. Ele receberá um número de cartão bancário virtual, que permitirá saques em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil, sem a necessidade de identificação.

Os subsídios dados pelo denunciante serão repassados aos policiais civis e militares que atuam no WebDenúncia - serviço fruto de parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV) -, que encaminham as informações às equipes responsáveis pelas investigações.

A importância de informações para o Programa Estadual de Recompensa será analisada de acordo com cada caso denunciado. Os recursos para pagamento são provenientes do Fundo de Incentivo à Segurança Pública (Fisp), administrado pela Secretaria da Segurança. A verba será liberada ao Fundo quando for necessário efetuar um pagamento.

Do Portal do Governo do Estado