Notícias

Procon-SP vai autuar 29 agências bancárias por espera
26/05/2014

 

Cliente deve aguardar no máximo 20 minutos em dias normais e meia hora em dias de pico; das 29 agências, 19 são do Bradesco

 

Renato Ghelfi, especial para a Agência Estado

SÃO PAULO - O Procon-SP vai autuar 29 agências de 4 bancos em São Paulo. O longo tempo de espera enfrentado por clientes e a ausência de atendimento preferencial são as principais causas das sanções que deverão ser impostas pelo órgão de defesa do consumidor.

Em maio, a equipe de fiscalização do Procon monitorou 83 agências na capital paulista que tinham reclamações registradas por clientes. Para avaliar o atendimento, o órgão se baseou em compromisso firmado entre as instituições financeiras e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de que o cliente pode esperar no máximo por 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de pico.

As agências mal avaliadas são do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander. Das 29 agências, 19 pertencem ao Bradesco, 5 ao Santander, 3 ao Banco do Brasil e 2 à Caixa.

De acordo com o Procon, foi registrada demora de 1h09 para atendimento comum e 1h23 para atendimento preferencial numa agência do Bradesco na Estrada do Campo Limpo.

Os bancos responderão a processo administrativo, segundo o Procon, e as multas poderão variar entre R$ 494 e R$ 7.416.546,55.