Notícias

SP terá rodízio estendido e interdições nesta segunda devido à Copa
22/06/2014

 

DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo vai ter alterações no trânsito nesta segunda-feira (23) por conta dos jogos da Copa do Mundo. Entre as principais medidas estão a ampliação do rodízio de veículos e o aumento do horário de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus, além de várias interdições.

O prefeito Fernando Haddad (PT) queria que fosse decretado feriado para evitar a repetição do trânsito da última terça-feira (17), quando o Brasil jogou contra o México, em Fortaleza, mas a proposta foi barrada na Câmara. Com isso, a administração municipal traçou um plano de contingência junto com o Comitê Paulista da Copa e com o governo estadual.

Nesta segunda, o Brasil jogará com Camarões às 17h, em Brasília. No mesmo dia haverá ainda um jogo entre Holanda e Chile, às 13h, no Itaquerão, na zona leste de São Paulo.

Entre as medidas para minimizar o impacto no trânsito está a ampliação do rodízio de veículos para quase todo o dia, das 7h às 20h –normalmente, ele funciona entre as 7h e as 10h e das 17h às 20h. No caso desta segunda, o rodízio restringe a circulação de veículos com placas de final 1 e 2. Algumas faixas já alertam o motorista sobre a mudança.

O plano de contingência também prevê o decreto de ponto facultativo para servidores públicos municipais e extensão dos horários das faixas exclusivas de ônibus para o dia inteiro -normalmente, eles funcionam nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h.

Também haverá um trabalho de maior sinalização e mais profissionais disponíveis para orientar os usuários de metrô nas estações Sé, República e Luz. O objetivo é aumentar a orientação às pessoas que vão ao estádio do Itaquerão e também às pessoas que estarão buscando alternativas aos pontos mais agitados.

Já o metrô informou também terá maior número de trens circulando ao longo de toda a manhã e tarde desta segunda-feira em todas as linhas para atender as pessoas que acompanharão os jogos da Copa e também por conta da volta do feriado prolongado de Corpus Christi.

O Metrô também alerta que as pessoas possuem ingressos para a entrada oeste do Itaquerão deverão optar por utilizar a Linha 3-Vermelha do metrô e desembarcar na estação Arthur Alvim, que fica a cerca de 1 km do estádio.

Já os torcedores com ingressos para a entrada leste do estádio deverão utilizar o Expresso da Copa da CPTM que sairá da plataforma 4 da estação da Luz (Linha 11-Coral) com destino à estação Corinthians-Itaquera, também a cerca de 1 km do estádio.

INTERDIÇÕES

As principais interdições no trânsito acontecerão no entorno do Itaquerão, onde ocorrerão 26 bloqueios operacionais ainda pela manhã. Haverá ainda pontos de verificação, ou seja, vias bloqueadas ao tráfego comum que poderão ser utilizadas como acesso ao estádio para veículos credenciados especialmente para o evento.

O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: rua Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido Bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido centro, desde o viaduto Cassiano Gabus Mendes; av. Calim Eid, sentido bairro, a partir do viaduto Milton Leão; av. Itaquera, sentido bairro, junto à rua Cesar Diaz; av. Miguel Inácio Curi, sentido centro, 200 metros após a av. Itaquera; rua Tomazzo Ferrara, sentido centro, junto à rua Castelo do Piauí.

A Radial Leste, junto ao túnel da avenida Águia de Haia, está sendo bloqueada ao tráfego em dias de jogos no Itaquerão. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido bairro serão desviados para o túnel Águia de Haia. Nesses dias, o túnel opera em sentido único até o cruzamento com a av. dos Campanellas. As restrições podem ser verificadas no site da CET.

Para diminuir o fluxo de veículos no centro, a prefeitura também realizará uma operação de macrobloqueio impedindo a circulação de veículos particulares por ruas do entorno da Fan Fest, no Vale do Anhangabaú.

O bloqueio, que não serve para pedestres ou ônibus, começa a partir das 11h e abrangerá ruas como a Xavier de Toledo, Sete de Abril, praça Ramos de Azevedo e viaduto do Chá.

Além disso, serão instaladas faixas reversíveis para carros a partir das 12h –elas geralmente operam em horários de pico.

A região da Vila Madalena (zona oeste), que tem recebido grande concentração de turistas, também terá operação especial. Segundo a prefeitura, fiscais se outras regionais serão deslocados para reforçar operação contra o comércio ilegal e no Psiu (Programa de Silêncio Urbana). Já as equipes de varrição terão reforço de outras regionais para iniciar o serviço mais cedo.

Nos finais de semana, dias de jogos do Brasil e de partidas no Itaquerão, como ocorre nesta segunda, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fechará diversas ruas para o tráfego de veículos. Veja onde estarão os bloqueios na Vila Madalena:

Rua Wisard x Rua Girassol;
Rua Girassol x Rua Aspicuelta;
Rua Aspicuelta x Rua Simão Alvares;
Rua Simão Alvares x Rua Ministro Costa e Silva;
Rua Mourato Coelho x Rua Inácio Pereira da Rocha;
Inácio Pereira da Rocha x Fidalga;
Rua Moraes x Rua Wisard
Rua Fradique Coutinho x Rua Purpurina
Rua Fidalga x Rua Purpurina

Folha de S. Paulo