Notícias

Em São Paulo, sistema permite pagar Bilhete Único por celular
03/07/2014

 

DE SÃO PAULO

Usuários do Bilhete Único podem recarregar o cartão em 47 modelos de celulares. No futuro, poderão usá-lo para pagar cinema e corrida de táxi, afirmou nesta quarta (2) o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

"Estamos conversando com uma rede de cinemas para que isso possa ocorrer", disse Tatto, sem dar um prazo. "Com os taxistas, o assunto já está em pauta e estamos estudando a forma de implantação", afirmou.

Para ele, o Bilhete Único poderia ajudar a evitar fraudes na cobrança da meia-entrada, já que o cartão automaticamente identifica o usuário como estudante.

O sistema para recarregar e consultar saldo do Bilhete Único por enquanto só está habilitado em 47 modelos de celular, segundo a Rede Ponto Centro, empresa credenciada para recarregar o Bilhete Único na capital paulista.

O aplicativo pode ser encontrado na loja virtual Google Play como Ponto Certo Bilhete Único. Só funciona em alguns aparelhos Android com tecnologia NFC (Near Field Comunication) --o que exclui iPhone, por exemplo.

Para consultar o saldo e fazer a recarga, o usuário faz um cadastro e encosta o Bilhete Único no celular. O aparelho lê as informações do cartão e mostra o saldo e as opções para recarregá-lo.

"Você se cadastra e opta por fazer a recarga. Ele gera um boleto e você paga no banco. Em um dia, o crédito está disponível para recarregar", disse Nelson Martins, presidente da empresa.

Em cerca de 30 dias, o sistema de débito em conta bancária e uso do cartão de débito estarão disponíveis.

Segundo a SPTrans (companhia responsável pelo transporte em São Paulo), outras empresas poderão desenvolver aplicativos similares.

Folha de S. Paulo