Notícias

Rua Santa Ifigênia será 'calçadão' aos sábados
22/08/2014

 

Carros serão proibidos pela CET das 6h às 15h

 

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

A rua Santa Ifigênia, na região central de São Paulo, vai virar uma espécie de "calçadão" exclusivo para pedestres nas manhãs de sábado.

Um trecho da via será fechado para os carros a partir do próximo sábado (23), no período das 6h às 15h.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cones e cavaletes vão bloquear a circulação entre a rua General Osório e a avenida Ipiranga, trecho de maior movimentação de pessoas.

Famosa pelo comércio de produtos eletrônicos, de informática, som e iluminação, a rua atrai grande número de consumidores, que lotam as calçadas estreitas e frequentemente precisam andar no asfalto, em meio aos carros.

A Câmara de Dirigentes Lojistas da Santa Ifigênia diz que o fluxo aumenta nos finais de semana, principalmente devido a turistas.

Segundo a CET, a restrição foi um pedido dos próprios lojistas da região e será implementada em caráter experimental, sem prazo definido.

As ruas do entorno não irão sofrer alterações na circulação. Os lojistas dizem esperar que, além de aumentar o conforto e a segurança dos clientes, a medida melhore o comércio de toda a região, pois vai forçar o trânsito para vias como a rua dos Andradas e do Triunfo, aumentando o movimento nesses locais.

Eles afirmam ainda que haverá mais vagas de Zona Azul nas ruas do entorno, para compensar a restrição.

Folha de S. Paulo