Notícias

Regulamentada prática e competições de artes marciais mistas
19/09/2014

 

Da redação


As artes marciais mistas, conhecidas pela sigla em inglês MMA, agora são regulamentadas pela Lei 15.563/2014, publicada no Diário Oficial, no dia 12/9.


A lei visa tornar a prática desse esporte acessível, para promover o desenvolvimento físico e emocional de crianças, adolescentes e adultos, e também o aprimoramento da cidadania e o avanço da qualidade de vida em todos os segmentos sociais.


Pretende-se, com a regulamentação, que clubes, associações, escolas, academias e entidades religiosas que proporcionam a prática de artes marciais mistas (MMA) a seus associados possam realizar demonstrações públicas e competições, desde que levando em conta a legislação referente a eventos esportivos.


O autor do PL 767/2013 que originou a lei lembra que o MMA é uma modalidade esportiva em expansão em todo o mundo. O Brasil já foi palco de inúmeros espetáculos de MMA, esporte que tem milhões de aficionados em todo o país. Daí a necessidade de uma legislação, para permitir o ensino correto das lutas e artes marciais, uma vez que havia apenas normas diretivas das organizações federativas e confederativas.


Finalmente, a lei determina que em 26 de março seja comemorado o Dia Estadual das Artes Marciais Mistas (MMA). Esta data foi escolhida por ser o dia do nascimento do esportista Éder Jofre, considerado um dos maiores lutadores de boxe brasileiro de todos os tempos.


 

http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=12&e=20140920&p=1