Notícias

Ciclovia vai ligar região de Itaquera ao centro de SP
29/10/2014

 

Solução será implantada no eixo da av. Radial Leste, onde começaram obras de novo corredor de ônibus

 

Traçado ainda está em estudo, mas deve se ligar a futuras ciclovias da região do Parque D. Pedro e da 25 de Março

DE SÃO PAULO

A zona leste de São Paulo terá uma nova ciclovia que vai permitir viagens de bicicleta desde o centro da cidade até a região de Itaquera.

Segundo o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, ela será implantada no eixo da avenida Radial Leste, onde começaram obras de um novo corredor de ônibus.

O objetivo é conectar o centro à ciclovia já existente que vai do Tatuapé, paralela à linha 3-vermelha do metrô, até a região de Itaquera.

"Eu tenho uma reunião esta semana com o Metrô, possivelmente vão liberar uma área para fazer a ciclovia. Nós vamos conseguir conectar a zona leste ao centro, estava faltando isso", disse nesta terça (28) Tatto, que não deu prazo para a entrega da obra.

A solução, ainda em negociação com a empresa do Estado, resolverá o problema de criar uma ciclovia na área do novo corredor --a meta da gestão Fernando Haddad (PT) é fazer pistas para bicicletas junto com todos os novos corredores de ônibus.

O traçado da nova ciclovia, que terá entre cinco e seis quilômetros, ainda está em estudo. Segundo Tatto, ela deve se ligar a futuras ciclovias que passarão pela região do Parque D. Pedro e ruas como Tamandaré e 25 de Março.

Nesta terça, foi inaugurado mais um trecho de ciclovia na av. Presidente Altino (zona oeste), entre a av. Jaguaré e a divisa com Osasco. Com a nova pista, a gestão Haddad chegou a 103,6 km implantados neste ano.

MORTE

Tatto disse que a morte de um ciclista na avenida Paulista, na segunda (27), foi uma "tragédia" que reforça a necessidade da ciclovia prevista para ser implantada na via em 2015.

(ANDRÉ MONTEIRO)

Folha de S. Paulo