Notícias

Agendamento para adesão ao Simples começa hoje
03/11/2014

 

Cadastramento no site da Receita serve para agilizar verificação de pendências; prazo limite acaba em janeiro

 

DE SÃO PAULO

A partir desta segunda-feira (3), empresários donos de companhias que faturam até R$ 3,6 milhões por ano podem fazer o agendamento para pagar seus tributos pelo Simples Nacional em 2015.

O Simples é um regime de tributação facilitado para micro e pequenas empresas que permite o recolhimento de oito tributos com um só boleto.

O agendamento, feito no site www.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional, serve para agilizar a verificação de pendências que possam impedir a adesão ao regime e, com isso, dar mais tempo ao empresário de resolvê-las. O prazo limite para adesão ao regime tributário é o dia 31 de janeiro de 2015.

Não havendo pendências, a solicitação de opção para o próximo ano será automaticamente confirmada. No dia 1º de janeiro será gerado o registro da opção pelo Simples.

IMPOSTOS

O Simples possui um sistema de alíquotas que variam entre 4% e 22,45% sobre o faturamento da empresa. O número depende do setor de atuação da empresa e aumenta gradativamente à medida que o faturamento cresce.

Neste ano, devido a mudança na lei sancionada em agosto, 142 novas atividades receberam o direito de aderir ao sistema.

Foram incluídos setores como os de medicina, advocacia, engenharia, arquitetura e corretagem de seguros.

Os empresários que têm negócios nas categorias recém-incluídas devem aguardar para realizar sua adesão entre 2 e 31 de janeiro de 2015.

A opção pelo regime deve ser feita após simulações sobre quanto imposto a empresa pagaria se fizesse a mudança ou se escolhesse outro regime de recolhimento de impostos.

Em geral, o Simples compensa mais quanto maior é a folha de pagamentos da empresa. Isso porque ele já inclui em suas alíquotas contribuições previdenciárias que incidem sobre os salários dos funcionários.

Folha de S. Paulo