Notícias

Natal deve ter árvore menor e 'trem do Papai Noel' no metrô
26/11/2014

 

JAIRO MARQUES
DE SÃO PAULO

Uma das maiores atrações natalinas da cidade de São Paulo, a tradicional árvore do Ibirapuera deverá diminuir de tamanho e luminosidade neste ano. Em seu lugar, todas as estações da linha amarela do Metrô e um dos trens ganharão decoração especial e luzes de LED.

Montada desde 2002 e ponto de atração para milhares de pessoas durante o período de festas, a árvore perdeu o patrocínio do banco Santander, que alega razões "estratégicas" e "mudança de foco" para o fim da parceria com a Prefeitura de São Paulo.

O enfeite deverá ser mantido, mas de maneira mais simples. Até a tarde desta terça-feira (25), não havia movimentação no parque para montar a instalação, que custava mais de R$ 2 milhões.

No final do ano passado, para reduzir o trânsito, decidiu-se transferir a árvore da avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Ibirapuera, para dentro do parque.

A SPTuris, empresa pública que cuida de grandes eventos na capital paulista, afirma que vai anunciar a programação oficial natalina na cidade no sábado (29), o que inclui o destino da árvore.

Sem patrocinar o enfeite, o Santander irá bancar intervenções natalinas nas estações do Metrô.

A partir da próxima segunda (1), a campanha "Natal em Movimento" levará atrações diferentes para as sete estações da linha amarela.

Elas terão painéis digitais interativos que vão projetar imagens e simular movimentos dos usuários.

Quem circula pelas estações poderá ter o movimento captado por sensores que acionam imagens com mensagens de boas festas.

Haverá também, em alguns pontos, um trono do Papai Noel e um urso de pelúcia gigante. Aos finais de semana, personagens do Natal irão passear pelas estações e tirar fotos com os usuários.

Um dos trens que operam pela linha amarela vai estar decorado com luzes piscantes e será enfeitado com adesivos e pequenos adereços.

CORAL

A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) divulgou nesta terça-feira (25) que irá, pela primeira vez, montar uma encenação natalina na avenida Paulista, além da já realizada na Catedral da Sé, no centro de São Paulo.

A partir do dia 11 de dezembro, a Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente ""ambos do Instituto Baccarelli-- farão apresentações na igreja de São Luís Gonzaga, localizada na esquina da Paulista com a rua Bela Cintra.

Folha de S. Paulo