Notícias

Programa Permanente de Transplante de acontece Medula Óssea agora é lei estadual
06/12/2014

 

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

O Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea - Promedula, de autoria de Hamilton Pereira (PT), agora é lei. Em sessão extraordinária do dia 3/12, foi derrubado o veto ao PL 334/2004, que visa ações para facilitar o acesso ao transplante de medula óssea, incluindo a orientação e localização de doadores.

O projeto segue ao governador Geraldo Alckmin para a promulgação da lei. Caso o Executivo não o faça no prazo de 48 horas, a proposta volta para a Assembleia Legislativa, que deverá promulgá-la.

Vetado em abril de 2008 pelo governador José Serra, o pleito tem por objetivo articular atividades de instituições e órgãos públicos estaduais que atuam nas etapas voltadas à realização do transplante de medula óssea, visando a orientação de doadores e receptores e a eficácia dos serviços disponíveis.

O programa prevê a disponibilização de informações centralizadas e atualizadas aos profissionais de saúde par a melhorar a qualidade do atendimento e do encaminhamento de doadores e receptores. Além disso, mobiliza e integra recursos para a ampliação do número de doadores de medula óssea e do sangue do cordão umbilical e placentário.

“O programa quer facilitar a busca e o acesso à captação, análise e localização de doadores compatíveis”, sintetiza Hamilton Pereira.

DOE, Legislativo, 06/12/2014, p. 3