CMN adia decisão sobre aumento da taxa de juros de longo prazo
19/12/2014

DE BRASÍLIA -O governo adiou a decisão sobre o esperado aumento da taxa de juros que serve de referência para os empréstimos do BNDES.

O anúncio da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), hoje em 5% ao ano, que vai vigorar no primeiro trimestre de 2015 estava previsto para esta quinta (18). O tema, no entanto, não foi votado na reunião ordinária do CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão formado por BC, Fazenda e Planejamento.

A Fazenda informou que a decisão sairá até o fim do mês, em reunião extraordinária do CMN, com a definição sobre as taxas do PSI (Programa de Sustentação do Investimento).

Fixada trimestralmente, a TJLP é adotada em 90% dos empréstimos do BNDES.

Segundo reportagem da Folha, o governo já avisou a empresários que vai aumentar a TJLP e os juros do PSI.

Folha de S. Paulo