Notícias

Espera para tirar passaporte chega a 3 meses em SP e Rio
08/01/2015

 

PF afirma que demora se deve à demanda crescente e à procura maior nas férias

 

DE BRASÍLIA

Quem deixou para tirar passaporte de última hora para as férias de verão tem enfrentado dificuldades. A espera para agendar atendimento já chega a três meses em postos da Polícia Federal em São Paulo e no Rio.

Na unidade do shopping Light, no centro da capital paulista, há datas disponíveis apenas em abril, de acordo com empresas de viagens ouvidas pela reportagem.

No posto da Polícia Federal do shopping Eldorado, em Pinheiros, na zona oeste da cidade, novos atendimentos são agendados no sistema apenas a partir de março.

O problema se repete em outras capitais, como no Rio de Janeiro. Lá, a data mais próxima para atendimento é no dia 28 de janeiro, no shopping Vila Parque.

Em São Paulo, a data mais próxima é no dia 27 deste mês, na sede da superintendência regional.

PROCURA

Em nota, a Polícia Federal afirma que a procura por passaportes é maior nesse período devido às férias. A demanda também tem sido crescente nos últimos anos, de acordo com a instituição.

Em 2014, foram emitidos 2,3 milhões de passaportes, um crescimento de 7% em relação a 2013.

Segundo a PF, o número superou até mesmo o recorde que já havia sido alcançado no ano anterior, quando haviam sido emitidos 2,1 milhões de passaportes.

Para diminuir a espera, a Polícia Federal diz que planeja instalar novas máquinas de expedição e entrega de passaportes nas unidades.

Também afirma investir na capacitação de servidores e estuda melhorias no Sistema Nacional de Passaporte.

Folha de S. Paulo