Imposto de Renda devido pode ser destinado a entidades de assistência
09/04/2012

Ainda há tempo para dedicar parte de meu Imposto de Renda devido a projetos sociais como o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad)?

Sim. Quando preparar sua declaração de Imposto de Renda 2012 (ano base 2011) que tem como prazo de entrega 30 de abril, você poderá doar 3% de seu imposto de renda devido a uma entidade ou projeto que seja aprovado pela Prefeitura de São Paulo. Se o seu IR devido for de R$ 2 mil poderá doar até R$60. O Fumcad busca beneficiar entidades com projetos que apoiem crianças e adolescentes. É importante entender que a utilização não traz ônus a quem contribui e ocorre pela participação voluntária no desenvolvimento de programas aprovados pelos Fumcad. A participação através de contribuições em valores poderá ser feita na forma de múltiplas contribuições durante o ano ou por meio de contribuição única anual. O interessado poderá acessar o site fumcad.prefeitura.sp.gov.br e com a utilização do simulador poderá calcular o valor máximo a ser abatido do Imposto de Renda. Após a simulação de valores, o site mostrará na tela o botão 'Fazer Doação' que levará você diretamente à página de escolha de entidades. A seguir confirme a criação do boleto. Importante, também, observar que somente quem declarar no modelo completo e fizer as doações até 30 de abril poderá abater o Imposto de Renda devido.

Tenho R$ 12 mil guardados na caderneta de poupança. Pensei colocar o dinheiro em um Fundo DI. Mas com a nova Selic, estou receoso. Qual a sua recomendação?

Com o corte da taxa básica de juros (Selic) e sua tendência de chegar a 9% ao ano, o investidor que estiver posicionado em renda fixa deve ser mais cuidadoso e fazer contas. Como os fundos de renda fixa cobram taxas de administração e ainda há incidência de Imposto de Renda, a rentabilidade líquida dessas aplicações pode ser inferior ao retorno oferecido pela caderneta de poupança. Vale a pena recordarmos que a caderneta de poupança tem a rentabilidade de 0,5% ao mês, o que equivale a 6,17% ao ano, mais a variação da TR (taxa referencial de juros), mas este título não tem cobranças de taxas e não há incidência do IR. Caso o fundo de investimento esteja cobrando taxa de administração acima de 1,5% anuais, a rentabilidade líquida poderá ficar abaixo do oferecido pela caderneta de poupança. Assim, obtenha todas as informações possíveis sobre o fundo de renda fixa que você tem aplicado seu dinheiro e calcule o rendimento líquido para poder comparar com a caderneta de poupança.

Tenho 42 anos e estou pensando, tardiamente, na minha aposentadoria. Gostaria de saber qual é a melhor opção nesse momento: previdência, aplicação ou conta poupança? Tenho R$ 2 mil mensais para essa finalidade.

Começar a investir tendo como objetivo a aposentadoria nunca é tarde. Para decidir-se sobre a melhor opção de investimento leve em consideração se você tem tempo e conhecimento para fazer isso com efetividade. Para muitas pessoas, os planos de previdência privada são boas alternativas porque são produtos oferecidos por seguradoras e especificamente desenhados para quem pensa na sua aposentadoria. Esses planos são geridos por profissionais que investem seu dinheiro em um fundo que equilibra o grau de risco com o retorno pretendido. Os fundos de previdência são estruturados basicamente em dois tipos de planos: os Planos Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e os planos Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Ambos são formas de criar poupança no longo prazo. Podendo o cliente resgatar o total acumulado ou transformá-lo em renda de aposentadoria (benefícios). A diferença básica entre os dois está na tributação. No PGBL, o valor das contribuições pode ser deduzido da sua base de cálculo do IR, com o limite de 12% da renda bruta anual, para quem declara no modelo completo. No VGBL as contribuições não podem ser deduzidas do IR e a incidência de imposto, em caso de resgate ou pagamento da renda, ocorrerá apenas sobre o ganho de capital (rendimento das aplicações). Como no PGBL pode ocorrer o benefício fiscal ao longo do período de acumulação, na hora do resgate haverá incidência tributária será sobre todo o saldo. Em outros termos: o Imposto de Renda será devido sobre todo o valor acumulado e não só sobre os ganhos. No caso de nosso leitor com R$ 2 mil por mês de capacidade de poupança, caso ele consiga uma taxa líquida de 0,5% por mês, terá acumulado aos 62 anos algo em torno de R$ 924 mil. Se desejar aplicar por conta própria seu dinheiro, há outras boas alternativas como o Tesouro Direto.

Fonte: Estadão .com.br