Notícias

Certidões on-line no Fórum João Mendes Júnior
17/01/2015

 

Quem nunca precisou de uma certidão expedida pelo Fórum João Mendes Júnior (FJMJ)? Poucas pessoas responderão negativamente. A partir do dia 26, as solicitações e expedições de certidões no FJMJ passam a ser feitas pela internet. Em até cinco dias após o preenchimento do formulário eletrônico e pagamento da guia do Fundo Especial de Despesa do Tribunal de Justiça (FEDTJ), gerados automaticamente pelo sistema, a certidão estará nas mãos do solicitante.

O novo serviço oferecido à população no Fórum João Mendes Júnior facilitará a vida do cidadão que precisa de documentos para aquisição de imóveis, ingresso no serviço público e na iniciativa privada, regularização de permanência de estrangeiros no País, entre outras razões. Hoje, o FJMJ emite cerca de 3 mil certidões por dia. A procura é grande – no ano passado foram expedidas cerca de 800 mil.

De acordo com o Comunicado 228/2015, publicado no dia 14, no Diário da Justiça Eletrônico, pela presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo e Corregedoria-Geral da Justiça, quem precisar de certidões de distribuição de ações cíveis, de família, executivos fiscais, inventário, arrolamento, testamento, falência, concordata e recuperação judicial não precisará mais enfrentar filas nem gastar tempo e recursos de locomoção para a obtenção de certidões no Fórum João Mendes Júnior, na capital.

A partir de 10 de fevereiro não serão mais recebidos os pedidos em formulário físico. Depois dessa data, somente serão aceitos os pedidos formulados com os modelos de certidão oferecidos via internet.

A autenticidade da certidão expedida via internet poderá ser conferida no site www.tjsp.jus.br. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail jmendescert@tjsp.jus.br.

DOE, Executivo I, 17/01/2015, p. I