Governo federal decide adiar início de aulas do Pronatec
05/03/2015

Atraso em programa de cursos ocorre após demora na quitação de mensalidades

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Depois de atrasar pagamentos de mensalidades, o governo federal decidiu adiar em pouco mais de um mês o início das aulas de novas turmas do Pronatec, que oferece cursos técnicos gratuitos.

O programa educacional foi uma das principais bandeiras eleitorais da presidente Dilma Rousseff (PT).

Na terça-feira (3), o Ministério da Educação informou que a previsão para o início das aulas passaria do dia 7 de maio para 17 de junho.

Ainda na terça, as instituições saberiam quantas vagas teriam a oferecer no Pronatec. O anúncio foi postergado para 13 de abril.

Para a Abmes (associação que representa instituições privadas de ensino), o adiamento das aulas indica que haverá redução de vagas oferecidas neste ano.

Tradicionalmente, são abertas duas turmas por ano no programa. "Se as aulas do primeiro semestre começarão em junho, é improvável que haja uma segunda chamada", disse o diretor-executivo da entidade, Sólon Caldas.

Segundo o setor, em cada semestre cerca de 200 mil estudantes começam a estudar por meio do Pronatec.

Diretores de escola afirmam que membros do governo alegam que tem faltado recursos para o programa.

O MEC afirmou que "está finalizando a pactuação de vagas com os ofertantes e em breve divulgará mais informações". Disse ainda que aguarda a aprovação do Orçamento.

Folha de S. Paulo