Notícias

Cetesb dá multa de R$ 22,5 mi à Ultracargo por incêndio em Santos
16/04/2015

 

Empresa diz que vai avaliar punição e exigências antes de responder

 

DE SÃO PAULO

A Cetesb (companhia ambiental do Estado) aplicou multa de R$ 22,5 milhões à Ultracargo devido aos danos causados pelo incêndio que atingiu tanques de combustível da empresa por nove dias, em Santos (litoral paulista). A empresa pode recorrer.

Segundo a Cetesb, o incêndio provocou lançamento de efluentes líquidos e gasosos, colocou em risco a segurança das comunidades próximas, dos funcionários e de outras instalações na área e provocou a mortandade de milhares de peixes, prejudicando a pesca na região.

O incêndio começou no dia 2 de abril e foi contido apenas na sexta-feira (10).

Além da multa, a Cetesb exige que a empresa crie um plano para a remoção de resíduos que deverá ser aprovado pela companhia, a realização de novo licenciamento ambiental, a revisão do plano de ação de emergência e o monitoramento da água e da vegetação afetadas pelo incêndio.

Em nota, a Ultracargo afirmou que "irá avaliar o documento, suas exigências e responderá à autoridade no prazo determinado".

A empresa disse ainda que "segue prestando todos os esclarecimentos necessários e continuará em cooperação com as autoridades".

Folha de S. Paulo