Prefeitura chama firmas privadas para o Anhembi
19/05/2015

Licitação deve ser aberta até 2016

FELIPE SOUZA
DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo vai chamar empresas privadas para modernizar o centro de convenções do Anhembi.

Os interessados terão 20 dias --a partir desta terça-feira (19)-- para apresentar propostas de projetos para a área de 300 mil m². O espaço total do complexo é de 400 mil m².

A intenção é que sejam feitas obras para melhorar os serviços comerciais e alimentícios, a estrutura elétrica, expandir o número de vagas de estacionamento, além de melhorar o transporte público até o Anhembi. Segundo a prefeitura, é esperado que as empresas invistam ao menos R$ 1,5 bilhão nessas obras.

A Folha revelou em abril deste ano que a prefeitura estudava parcerias com empresas privadas para modernizar parte do complexo. Nesta segunda (18), o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que a intenção é que o Anhembi faça frente aos outros grandes centros de convenções da cidade, como o Imigrantes e o Center Norte.

O município também estuda uma opção de transporte de trilhos entre o Anhembi e a estação Tietê do metrô.

No Anhembi, Haddad descarta concessão e aposta em uma PPP (Parceria Público-Privada). A licitação deve ser aberta até o início de 2016, após a elaboração e análise dos estudos das empresas.

O Anhembi recebe cerca de 300 eventos e 6 milhões de pessoas por ano.

(FELIPE SOUZA)

Folha de S. Paulo