Notícias

Assembleia aprova criação da Agência Metropolitana de Sorocaba - Agemsorocaba
21/05/2015

 

Os deputados também aprovaram a inclusão de Laranjal Paulista no Aglomerado Urbano de Piracicaba

 

Os deputados paulistas aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira, 20/5, sob a presidência interina da deputada Maria Lúcia Amary, o Projeto de Lei Complementar 29/2015, do Executivo, que cria a Agência Metropolitana de Sorocaba (Agemsorocaba).

Na mesma sessão, foi também aprovado o PLC 40/2014, do Executivo, que inclui a cidade de Laranjal Paulista no Aglomerado Urbano de Piracicaba. Para se tornarem leis ambas as propostas necessitam ser sancionadas pelo governador.

Agemsorocaba

Segundo a opinião dos deputados da situação e da oposição, que se revezaram na tribuna para comemorar a aprovação do PLC 29/2015, é de fundamental importância a criação da Agemsorocaba para implementar medidas que promovam o desenvolvimento dos municípios integrantes da região metropolitana.

O debate do tema na Assembleia começou há vários anos, com a realização de audiências públicas que precederam o envio à Casa, pelo governador, do projeto para criar a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

A participação dos deputados da região Maria Lúcia Amary (PSDB), Raul Marcelo (PSOL) e Carlos Cezar (PSB), além do ex-deputado Hamilton Pereira (PT), nos debates e nas audiências realizadas pela Casa possibilitaram a participação da população e de representantes da sociedade civil na discussão para melhor atender as demandas regionais.

O deputado Edson Giriboni (PV) foi ao microfone para apresentar a reivindicação de Itapetininga de ser incluída na Região Metropolitana de Sorocaba. Ele pediu apoio dos deputados para a aprovação do Projeto de Lei Complementar 16/2015 que propõe esta inclusão.

O secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, em mensagem que acompanha o texto do PLC 29/2015, destaca “a importância estratégica da localização da RMS no complexo industrial e tecnológico mais importante da América do Sul”.

O líder do Governo, Cauê Macris, parabenizou o governador, pela sensibilidade em enviar o PLC 29 à Assembleia, e os líderes partidários, pelo acordo que possibilitou sua aprovação em tempo recorde.

A deputada Maria Lúcia Amary também ressaltou o empenho dos partidos com assento na Assembleia para a aprovação da criação da Agemsorocaba. Ela enfatizou que seus colegas da região também se empenharam para promover a criação da RMS e, depois, da agência.

DOE, Legislativo, 21/05/2015, p. 1