Notícias

Biblioteca Brasiliana da USP tem 3 mil livros para baixar gratuitamente
13/06/2015

 

Para quem gosta de ler e já aderiu ao hábito da leitura digital ou prefere acessar conteúdos remotamente, a Universidade de São Paulo (USP) põe à disposição mais de 3 mil livros para download gratuito. O objetivo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e de documentação científica. Os títulos disponíveis aos internautas fazem parte da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada na Cidade Universitária.

O acervo foi digitalizado a partir das obras doadas à USP, em 2006, pela família Mindlin. No total, a biblioteca tem cerca de 17 mil títulos, ou 40 mil volumes, mas nem tudo está digitalizado. O internauta tem disponíveis inúmeros temas, entre eles, livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens. Os conteúdos podem ser acessados por meio da ferramenta de busca da biblioteca ou pelo site.

Entre as obras digitalizadas estão as assinadas por grandes escritores, como Machado de Assis e Euclides da Cunha. Além dos clássicos, é possível encontrar conteúdos sobre o teatro em Portugal ou ainda ter acesso às primeiras edições do jornal pioneiro Correio Braziliense. Para visualizar as obras à disposição, clique em http://www.bbm.usp.br.

DOE, Executivo II, 13/06/2015, p. I